Estimulada pelo desafio de gerenciar toda a informação envolvida na formação do conhecimento na área de saúde, a Informática Médica desenvolveu-se em larga escala em todos os países. O recente sucesso da rede Internet como veículo de distribuição de informação incentiva a elaboração de programas médicos para utilização através dessa rede. A elaboração de um programa de apoio à decisão - para cardiopatias congênitas em forma de documento em hipertexto de World-Wide Web - apresentado pela Internet possibilitaria o aproveitamento das características de processamento e armazenamento distribuído dessa rede. Este projeto teve como objetivos: criar um modelo de guia de tomada de decisão em cirurgia cardíaca pediátrica usando como base a Atresia Tricúspide; avaliar o grau de complexidade da criação deste modelo e os benefícios pelo emprego de interface em página WEB; testar sua validação com os casos de 16 pacientes tratados na Universidade Federal de São Paulo, no período de 1980 a março de 1997. Com a utilização de hardware adequado e da linguagem de programação HTML, o programa foi desenvolvido com a utilização de 7 telas de fluxograma, conjunto de textos e 37 ilustrações. Durante a elaboração deste modelo foi possível constatar a possibilidade de fácil desenvolvimento e rápida atualização. O resultado da validação mostrou concordância significativa (91,66%) com as indicações cirúrgicas realizadas pelos especialistas, na Universidade Federal de São Paulo.
Stimulated by the challenge of updating and organizing all the information acquired in the health field, computer medicine has developed on a wide global scale. The recent success of the Internet for distribution of information has created a need for the production and distribution of medical programs for use via this network. The creation of a decision-making program through the World Wide Web for congenital heart diseases could provide updated information for cardiac surgeons, pediatricians and cardiologists involved in patient management.
The objectives of this project were the following:
- to create a of decision-making model in pediatric cardiac surgery using Tricuspid Atresia, a complex congenital heart disease, as an example;
- to evaluate the complexity of the creation of this model and the benefits of using the computer and the Web Interface;
- to test its validity in 16 cases treated at the "Universidade Federal de São Paulo" (UNIFESP) between 1980 and March 1997.
Using suitable hardware and HTML program language, this program was developed using a group of the texts; 7 pictures and 37 images. During creation of this program, the possibility of its easy development and rapid updating was demonstrated. The validation analysis showed a significant agreement (91.7%) with the surgical indication performed by specialists at the UNIFESP.
INTRODUÇÃO
A evolução da ciência da computação e dos equipamentos para uso pessoal introduziu recursos no desenvolvimento de todas as áreas do conhecimento humano, entre elas as ciências médicas.
A utilização da informática na área médica desenvolveu-se em larga escala, dando origem a uma nova especialidade médica - Informática Médica.
A Internet é definida como uma rede mundial de computadores capaz de interligar vários computadores, ou várias redes menores, por um sistema de comunicação e um padrão de protocolos para comunicação e troca de informações. A Internet iniciou seu desenvolvimento nos anos 70 a partir de um grupo de redes de computadores nos Estados Unidos da América, onde a primeira foi denominada de Arpanet. Esta rede era patrocinada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos (1), e foi expandida com interligações com as redes militares, os centros de pesquisa e as universidades, dando origem aos primeiros grandes grupos de redes interligadas até a "globalização" atual.
Também conhecida como WEB ou W.W.W., a World-Wide Web é um recurso de Internet onde são dispostos diversos serviços através de elaboração de uma interface simples e consistente, facilitando a manipulação pelos usuários. Essa interface geralmente constitui-se de documentos, chamados de páginas WEB, elaborados em uma linguagem de programação em hipertexto conhecida como Hiper Text Markup Language - HTML - a qual contém texto e comandos especiais chamados "Tags". Esta linguagem é que possibilita a apresentação dessas páginas por programas específicos chamados Browsers, que, uma vez instalados em um computador interligado à Internet, manipularia essas "Páginas" para apresentação ao usuário.
Além da informação textual, esses documentos podem conter imagens, sons, animações, vídeo, formulários, executar outros aplicativos e possibilitar acesso a banco de dados. A página pode conter ligações ou links para outros documentos armazenados no mesmo computador, em outro na mesma rede, ou, em qualquer computador da Internet, sendo essa pesquisa, ou, na linguagem dos usuários da Internet, "essa navegação", gerenciada pelo Browser.
A rápida proliferação de uso da interface WEB para divulgação de informação em geral deixa clara a grande aceitação desta tecnologia, e logo surgem os programas na área médica, publicados principalmente a partir de 1994. Os autores em diversas especialidades desenvolvem páginas WEB para apresentação de informação textual ou de imagens pelos Browsers para divulgação em rede local ou pela Internet. Trabalhos em radiologia foram divulgados demonstrando a possibilidade de distribuir informação e imagens em WEB (2-4). A página WEB desenvolvida por THOMPSON et al. (5) apresenta imagens e efetua exame de qualificação em fluoroscopia, com os resultados e certificados enviados por correio eletrônico (EMAIL). No Brasil, PORTUGAL & PANEPUCCI (6), publicaram página WEB para avaliação clínica de imagens de tomografia por ressonância magnética.
Foram desenvolvidos programas de ensino baseados em apresentação de casos clínicos: em clínica geral (7); medicina nuclear (8, 9); medicina de urgência e prevenção de traumas (10); imunologia (11); oncologia (12); informática em biologia (13); toxicologia (14) e cirurgia (15). TASSO et al. (16) desenvolvem, no Brasil, programa para ensino em biologia molecular e genética com recurso de multimídia na Internet.
Um atlas completo de anatomia - com imagens em duas e três dimensões - foi desenvolvido em página WEB pela Universidade de Washington (17).
No Brasil, TACHINARDI et al. (18) publicam, em 1995, sistema de recuperação de informações de banco de dados clínicos e apresentação em interface WEB.
A elaboração de sistemas de informação e de treinamento em diversas instituições com a utilização das técnicas usadas na Internet tem iniciado uma nova modalidade de ensino apoiado por computador. Programas educativos dispostos em rede local específica, podem ser consultados ou modificados dinamicamente pelos responsáveis pelos projetos, e posteriormente divulgados através da rede local ou, de maneira global, pela Internet para todos os usuários interessados. Da mesma maneira, é possível a elaboração de programas de apoio à tomada de decisão com estes recursos.
Na Medicina, as Universidades têm sido formadoras de opinião em diversas áreas da Clínica e da Cirurgia, através da pesquisa e da elaboração de protocolos bem definidos de condutas frente às diversas doenças e características peculiares em cada caso. Em Cirurgia Cardíaca, muitos processos baseiam-se em protocolos estudados, testados, utilizados e atualizados de forma constante. Tais protocolos também se aplicam ao tratamento cirúrgico das cardiopatias congênitas.
A utilização de um programa de computador em apoio à decisão em cardiopatias congênitas em forma de um documento em hipertexto apresentado com uso de técnica de World-Wide Web pela Internet possibilitaria:
n a rápida elaboração de ensaios de protocolos, com ampla discussão sobre o assunto, com possibilidade de contribuições de diversos especialistas em diferentes centros de pesquisa e ensino, com evidente benefício a um projeto a ser desenvolvido por vários colaboradores;
n a facilidade de divulgação de um protocolo já desenvolvido e validado para todos os interessados;
n o acesso ao programa de apoio a partir de qualquer local de aplicação;
n o suporte ao ensino médico de maneira distribuída e constante;
n a compatibilidade com todos os sistemas operacionais instalados nos computadores que consultam o programa;
n a criação de vínculos dinâmicos no programa para acesso a outras fontes de referências locais ou remotas através da Internet;
n a facilidade de atualização, pela necessidade de modificar apenas o documento fonte, sem precisar distribuir código novo entre os usuários, pois a interpretação dos possíveis novos comandos seria tarefa do Browser utilizado pelo usuário.
Constituíram objetivos deste trabalho:
- criar um modelo de guia de tomada de decisão, de nome fantasia Cardio-Lógica, com uso de hipertexto na linguagem HTLM, em cirurgia cardíaca pediátrica usando como base o estudo da cardiopatia congênita Atresia Tricúspide;
- avaliar o grau de complexidade da criação deste modelo e os benefícios pelo emprego de técnica de hipertexto numa interface de página WEB;
- testar sua validação com os casos de pacientes com este diagnóstico tratados pela Disciplina de Cirurgia Cardiovascular da Universidade Federal de São Paulo, no período de 1980 a março de 1997;
Este modelo seria a base para o desenvolvimento de um sistema completo de programas de apoio à decisão e de ensino médico, na área de cardiologia pediátrica.
CASUÍSTICA E MÉTODOS
O computador utilizado para o desenvolvimento do programa foi um Pentium® Infoway® da ITAUTEC® de 100 Mhertz, com 16 "megabytes"de memória RAM (Randomic Access Memory) e disco rígido de 1,2 "gigabytes" de capacidade de armazenamento. Foram utilizados como periféricos durante a elaboração do trabalho, uma impressora HP-LASERJET IIIP® e uma DESKJET®-560C, ambas da Hewllett Packard®, um Scanner de mesa modelo SCANJET®-II-C também da empresa Hewllett Packard®, uma máquina fotográfica digital KODAK®DC50, da Kodak®, e um Drive de "Backup" ZIP-DRIVE® da Iomega®, com discos de capacidade de 100 "megabytes" de armazenamento.
O programa foi desenvolvido em um computador com o sistema operacional WINDOWS®95 da Microsoft Corporation®. Foi selecionado o padrão de resolução de tela 640x480 VGA para obter compatibilidade mais ampla com os sistemas utilizados. Para a editoração do texto foi utilizado o processador WORD 7.0®, que faz parte do pacote OFFICE PROFESSIONAL® da Microsoft Corporation®. O programa ACCESS 7.0® foi utilizado para arquivar as informações dos pacientes utilizados como fonte de dados para o processo de validação do programa e para arquivar os blocos de textos do conteúdo teórico usados na páginas WEB.
A linguagem de programação utilizada foi a Hiper Text Markup Language - HTML, com os comandos digitados diretamente no processador. As imagens relativas às telas de fluxograma de decisão foram editadas no Word 7.0®, e salvas como arquivos GIF padrão Compuserv, através de um programa (drive) conversor de arquivos. Foram utilizados apenas os comandos básicos de elaboração de páginas WEB, com os objetivos de simplificar a interpretação do programa e de facilitar sua manipulação durante atualizações. Estes comandos estão apresentados no Quadro 1.
Quadro 1
Lista de comandos da linguagem HTML
abre uma página
inicia cabeçalho da página
inicia título da página
inicia o corpo da página
quebra de linha e insere linha
centraliza texto na tela
inicia texto com fonte do tamanho definido
inicia texto negrito na tela
finaliza texto centralizado
finaliza texto com fonte do tamanho definido
finaliza texto negrito na tela
finaliza lista não ordenada
finaliza texto itálico na tela
finaliza texto sublinhado na tela
finaliza formatação original
finaliza lista ordenada
fecha âncora