Prezados amigos,
A cirurgia cardíaca nacional vive novamente um grande momento de ascensão e reconstrução da credibilidade científica e profissional.
E o 37º Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular reflete esse dinamismo e otimismo. A incorporação de novas tecnologias, a ampliação da atuação do cirurgião cardiovascular, técnicas cirúrgicas inovadoras, dispositivos implantáveis estão contemplados nos tópicos do nosso evento.
Enquanto a cirurgia cardíaca nos países de primeiro mundo estagnou em números, a cirurgia cardíaca brasileira segue sua marcha de gradual expansão, tornando-se hoje um dos mercados mundiais mais atrativos para a indústria da área cardiovascular.
Em consonância com essa face renovada, estamos construindo um novo formato do nosso Congresso, que se pretende aperfeiçoar ano a ano com a experiência adquirida.
Com a recente parceria com a European Association for Cardio-Thoracic Surgery (EACTS), iniciamos o módulo Techno-College, com a proposta de apresentar de maneira didática, objetiva e interativa as inovações tecnológicas em todas as áreas relacionadas com a investigação cardiovascular, em especial os novos métodos cirúrgicos ou dispositivos, o ensino de novas técnicas e inovações com o potencial de mudar nossa prática clínica. O programa inicial do Techno-College incluirá meio dia de apresentações de palestrantes convidados europeus e brasileiros e com a transferência do modelo permitirá a expansão do formato para sessões de cirurgia ao vivo diretamente de centros europeus e brasileiros.
Outro módulo que tem suscitado muito interesse é o Hands-on, que possibilitará treinamento prático, aprimorar o conhecimento através da realização da cirurgia experimental ou do procedimento endovascular no laboratório e ao mesmo tempo interagir com o expert no assunto.
Vinte e quatro Temas Livres e 44 Pôsteres selecionados por notas atribuídas a critérios técnicos por uma Comissão (formada por todos os membros do Conselho Deliberativo, presidentes de Departamentos e Regionais, o Diretor Científico e o Editor da RBCCV) representam a nata da produção cientifica nacional. A Programação dos Departamentos Especializados visa abordar as recentes tecnologias e temas de interesse em cada área.
Confirmando a importância que assume o Congresso da SBCCV, o número de cirurgiões estrangeiros participantes é o mais expressivo dos últimos anos.
Com essas inovações, o Congresso de Belém, com a participação de toda a comunidade de cirurgiões cardiovasculares, já se apresenta como um sucesso, além de ser uma oportunidade de nos confraternizarmos, desfrutarmos bons momentos e trocarmos um afetuoso abraço.
Um grande abraço, bom congresso a todos,
Dr Gilberto V. Barbosa
Presidente - SBCCV
Walter J. Gomes
Diretor Científico - SBCCV