Article

lock Open Access lock Peer-Reviewed

0

Views

EDITORIAL

A RBCCV e o Ano de 1998

DOI: 10.1590/S0102-76381998000400001

A RBCCV e o Ano de 1998

Durante o ano de 1998, algumas novas ações foram desenvolvidas junto à RBCCV, que gostaria de partilhar com todos.

Dentre as mais destacadas, citaria o início da associação RBCCV/Heart Surgery Forum, a inclusão da nossa Revista nos arquivos Internet/Scielo (Projeto desenvolvido em convênio da FAPESP e a BIREME) e a arbitragem dos artigos a serem publicados. Nesta ocasião farei alguns comentários sobre o Heart Surgery Forum, reservando para os próximos números o relato das outras atividades.

Como deve ser do conhecimento da maioria dos colegas, o Heart Surgery Forum (HSF) constitui-se hoje em uma fonte, conhecida internacionalmente, de divulgação da cirurgia cardiovascular.

De início, surgiu, via Internet e comandado pelo Dr. Mark Levinson, dos EUA, como um site onde era estimulado um debate de idéias e opiniões a respeito da cirurgia cardiovascular.

Assim, eram abordados assuntos de interesse e atuais, sobre os quais eram feitos questionamentos que recebiam respostas ou comentários de várias partes do mundo. A repercussão foi muito boa, com participação de vários colegas do nosso meio no HSF. A evolução do processo culminou na criação de uma revista, denominada também The Heart Surgery Forum - Cardiothoracic Multimedia Journal, disponibilizada via Internet e na forma impressa.

Há cerca de um ano, foram feitos alguns contatos entre o Editor Mark Levinson e a SBCCV no sentido de incorporar trabalhos da RBCCV a esta recém-criada revista. Estes contatos foram aprofundados e tive a oportunidade, via Internet e pessoalmente, de acertar detalhes para tal.

Finalmente, a partir deste trimestre, passamos a ter nossos trabalhos no The Heart Surgery Forum tanto na Internet, como na forma impressa. Foi sem dúvida um trabalho minucioso, mas recompensador. Vários detalhes precisaram ser acertados, como aspectos jurídicos de copyright, uma cuidadosa versão dos trabalhos para o inglês, revisão pelo Corpo Editorial da RBCCV, reenvio dos textos com ilustrações originais aos EUA e tantos outros detalhes.

Felizmente, o trabalho foi produtivo e a qualidade dos nossos artigos publicados no HSF foi considerada muito boa. Na capa da revista impressa destaca-se que é uma publicação oficial da SBCCV (Versão Internacional).

Há expectativa de que o HSF publique de 4 a 6 artigos da RBCCV a cada trimestre e que futuramente haja a publicação simultânea do mesmo trabalho, nas duas Revistas, conforme orientação da National Library of Medicine, cujo artigo foi publicado no vol. 12/3 (1997) da RBCCV, caracterizando esta prática como recomendável.

A versão eletrônica do HSF já apresenta alguns trabalhos previamente publicados na RBCCV, podendo ser acessada no site http://www.hsforum.com em qualquer parte do mundo.

Acredito que a instituição dessa parceria foi um grande passo para aperfeiçoamento e ampliação dos meios de divulgação da produção científica de nossa Sociedade no contexto internacional.

Fabio B. Jatene
Editor - RBCCV
CCBY All scientific articles published at www.bjcvs.org are licensed under a Creative Commons license

Indexes

All rights reserved 2017 / © 2024 Brazilian Society of Cardiovascular Surgery DEVELOPMENT BY