Article

lock Open Access lock Peer-Reviewed

4

Views

NOTÍCIAS

Dr. Paulo Pêgo-Fernandes apresenta estudo inédito no Congresso da STS

DOI: 10.1590/S0102-76382010000100027

O Dr. Paulo Pêgo-Fernandes, Professor da FMUSP (INCOR), Editor do São Paulo Medical Journal, e membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (RBCCV), foi tema de uma reportagem no Boletim do 46th Congresso da Society of Thoracic Surgeons (STS), realizado de 24 a 27 de janeiro, em Fort Lauderdale, Flórida, Estados Unidos.

A matéria aborda a apresentação da Fase I de um trial sobre "Therapeutic endoscopic thoracic sympathectomy" pelo Dr. Paulo Pego. Participaram do trial 15 pacientes com cardiomiopatia dilatada e fração de ejeção menor que 40%, todos na Classe funcional II ou III da New York Heart Association, com frequência cardíaca acima de 65 batimentos por minuto, apesar do uso correto de beta-bloqueadores, ou por causa de intolerância do paciente à droga.

O procedimento demonstrou ser seguro e nenhum dos pacientes apresentou efeitos adversos relacionado ao procedimento no período peri-operatório, nem durante os 6 meses de seguimento iniciais. Segundo o Dr. Paulo Pêgo, a técnica é fácil de ser aplicada e aparenta ser segura em pacientes com falência cardíaca grave, podendo ser uma alternativa para conseguir-se bloqueio simpático em pacientes graves com cardiomiopatia dilatada.

CCBY All scientific articles published at www.bjcvs.org are licensed under a Creative Commons license

Indexes

All rights reserved 2017 / © 2024 Brazilian Society of Cardiovascular Surgery DEVELOPMENT BY