Article

lock Open Access lock Peer-Reviewed

0

Views

EDITORIAL

2009: Ano de muitas conquistas!

Domingo M BraileI

DOI: 10.1590/S0102-76382009000500001

O ano de 2009 termina com saldo extremamente positivo para a Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular/Brazilian Journal of Cardiovascular Journal (RBCCV/BJCVS). A conquista mais notável foi a indexação pelo Thomson-Scientific (ISI), que colocou a nossa revista em pé de igualdade com as melhores publicações científicas do mundo e certamente vai atrair ainda mais artigos de excelente nível, criando a possibilidade real do aumento de citações e a elevação do Fator de Impacto (FI). Com as exigências cada vez maiores, inclusive da CAPES, torna-se imperioso que as revistas busquem meios para elevar o seu FI -- e a RBCCV não podia deixar de ser diferente.

Em outubro e novembro, tivemos reuniões promovidas pela Associação Médica Brasileira (AMB) entre editores das revistas científicas das Sociedades de Especialidade da AMB a fim de serem tiradas dúvidas a respeito aos novos critérios da CAPES para classificação dos periódicos brasileiros. No dia 15 de outubro, juntamente com a Assistente Editorial, Rosangela Monteiro, pude ouvir as explanações dos presentes e de dois dos coordenadores de área da pós-graduação da Capes, convidados especialmente, João Pereira Leite (Medicina II) e Francisco Sampaio (Medicina III), sobre os motivos que levaram a CAPES à mudança, criticada por boa parte dos editores.

Em novembro, o encontro ocorreu dia 12 e os participantes concordaram em elaborar um editorial conjunto, contendo o que foi discutido nas reuniões e algumas sugestões para aprimorar a avaliação dos periódicos brasileiros dentro do sistema QUALIS. Espero que o bom senso possa prevalecer e se chegue a um meio termo que não prejudique os programas de pós-graduação e nem os periódicos incluídos nos estratos menos elevados, que têm menor FI, e correm o risco de receber ainda menos artigos de qualidade e ver seu FI decrescer ainda mais.

No final de novembro, tivemos a honra de agregar mais um nome de peso ao nosso Conselho Editorial: o Dr. Joseph A. Dearani. Membro da American Heart Association e American Association for Thoracic Surgery, entre outras, e médico e professor de Cirurgia Torácica da conceituada Mayo Clinic, nos EUA, ele certamente terá papel importante para o aprimoramento da nossa publicação.

A RBCCV também tem motivos para comemorar a Educação Médica Continuada (EMC). Implementado a partir do volume 24.1, o sistema tem se revestido de pleno sucesso. Nesta edição, há mais seis artigos à disposição: Fatores de risco para lesão renal aguda após cirurgia cardíaca, na página 441; Operação de Fontan: uma técnica em evolução, página 463; "Remodelamento reverso cirúrgico do ventrículo esquerdo - seguimento de 111 meses", página 470; "Comportamento da dor e da função pulmonar em pacientes submetidos à cirurgia cardíaca via esternotomia", página 497; Dominância coronariana em corações humanos em moldes por corrosão, página 514; Cirurgia da insuficiência mitral no tratamento da insuficiência cardíaca avançada, página 540.

Outra novidade foi a publicação de um Suplemento Especial sobre Aorta - incluindo as Diretrizes da Aorta atualizadas -- distribuído aos sócios da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV) e aos participantes do V Congresso Sul-Brasileiro de Cirurgia Cardiovascular, realizado em Gramado (RS), no último mês de agosto. A iniciativa foi revestida de pleno êxito, contribuindo para valorizar este já tradicional evento, e marcando a RBCCV não apenas como órgão de divulgação científica, mas como uma parceira atenta aos anseios dos cirurgiões cardiovasculares.

Da mesma forma, publicaremos um Suplemento Especial referente ao Congresso de Cardiopediatria, especialidade que carece de um fórum especial pra divulgar os avanços neste importante campo da Cirurgia Cardiovascular e no qual o Brasil tem dado importantes contribuições de alcance internacional.

A RBCCV/BJCVS que vinha apresentando quatro edições anuais, acrescentará às mesmas mais dois Suplementos, transformando nossa Revista em uma publicação bimensal. Estamos cientes do esforço que este empreendimento vai representar para nosso pequeno grupo de apoio, mas espero que sejamos capazes de enfrentar mais este desafio.

Também temos de comemorar o volume cada vez maior de trabalhos submetidos e, por consequência, publicados em nossa revista, que cresce ano a ano. Isso é resultado do "investimento" que temos feito para aprimorar a qualidade visual e, principalmente, científica da RBCCV. Em 2009 publicamos 51 Artigos Originais, todos com contribuições importantes para a nossa especialidade. A seção "Multimídia", com vídeo e relato por escrito de um procedimento cirúrgico, iniciada em 2008, consolidou-se e atrai mais leitores a cada edição. Com o avanço e a disponibilidade maior dos recursos tecnológicos, devemos sempre oferecer aos leitores novidades que incentivem a leitura.

Outro dado que demonstra a pujança da RBCCV é o número de acessos ao site (www.rbccv.org.br), que vem crescendo ano a ano. Apenas no mês de novembro, obtivemos a excelente média de 2.144 hits diários.

Estes devem ser somados aos acessos feitos pelo site da SciELO, em número de 1.899 por dia, totalizando a surpreendente média de 4.043 consultas à Revista todos os dias.

A fim de que possamos manter e melhorar o nível da nossa revista são necessários investimentos, já que a receita dos anúncios não cobre as crescentes despesas. Mais uma vez solicitamos e fomos contemplados com o Auxílio Editorial do CNPq para 2010. A verba, R$ 35 mil, é a mesma de anos anteriores, insuficiente para cobrir os custos, mas, de qualquer forma, importante. Estamos disponibilizando aos leitores nas páginas 590 a 592 o teor do oficio que enviamos ao CNPQ solicitando um auxilio condizente com a importância da nossa publicação.

A SBCCV, aliás, está preparando com esmero o 37º Congresso Brasileiro de Cirurgia Cardiovascular, que será realizado de 25 a 27 de março em Belém, PA. O evento, como tem sido de praxe, mostrará os avanços da cirurgia cardíaca nacional e internacional e contará com a presença de convidados ilustres do Exterior. Além, é claro, de promover o congraçamento anual dos dedicados profissionais. Mais uma vez, a confecção do Programa ficará a cargo da RBCCV, transformando o programa com os resumos dos temas livres em publicação de consulta permanente.

Nesta última edição de 2009, mantemos a tradição de divulgar com o merecido destaque o nome de todos aqueles que revisaram os artigos publicados durante o ano. É uma singela forma de agradecer o trabalho anônimo e voluntário, mas absolutamente fundamental para manter o padrão da revista. A lista, com o número de artigos revisados por cada colega neste ano, está na página 597.

Não poderia deixar passar em branco a perda do Dr. Itacir Arlindo Franceschini, falecido em 27 de setembro último. Foi um dos pioneiros da Cirurgia Cardíaca no Distrito Federal, profissional brilhante e membro do Conselho Editorial da RBCCV e da Diretoria da SBCCV. O Dr. Itacir vai deixar uma lacuna que dificilmente será preenchida.

Por fim, gostaria de agradecer a todos aqueles que de alguma forma apoiaram a RBCCV durante 2009. Associados e Diretoria da SBCCV, Corpo Editorial da RBCCV, Anunciantes e os colegas de várias especialidades que nos brindaram com seus excelentes artigos. A cada um deles o meu muito obrigado e a certeza de que estaremos mais um ano juntos, sempre procurando aprimorar a nossa revista

Recebam o meu abraço e tenham um Feliz Natal e um excelente 2010!



Editor RBCCV
CCBY All scientific articles published at www.bjcvs.org are licensed under a Creative Commons license

Indexes

All rights reserved 2017 / © 2024 Brazilian Society of Cardiovascular Surgery DEVELOPMENT BY