Article

lock Open Access lock Peer-Reviewed

8

Views

EDITORIAL

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e a inserção dos cirurgiões cardiovasculares como especialistas endovasculares

Gilberto V BarbosaI; Walter J GomesII

DOI: 10.1590/S0102-76382009000300003

Com a publicação deste suplemento enfocando o Tratamento Endovascular das Doenças da Aorta e a realização do Curso de Intervenção Endovascular de Aorta no V Congresso Sul Brasileiro de Cirurgia Cardiovascular, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV) tem a satisfação de ver consolidada mais uma etapa no seu empenho da inserção e atuação do cirurgião cardiovascular nos procedimentos endovasculares da artéria aorta.

O tratamento das doenças da aorta foi sempre escopo dos cirurgiões cardiovasculares. Assim, foi natural e coerente a atitude da Associação Médica Brasileira e do Conselho Federal de Medicina ao reconhecer e validar o direito de atuação dos cirurgiões cardiovasculares nos procedimentos endovasculares na artéria aorta. Estendendo esse reconhecimento, a Associação Médica Brasileira confiou à SBCCV a elaboração das diretrizes de tratamento cirúrgico das doenças cardiovasculares, incluindo as diretrizes das doenças da aorta e dos procedimentos endovasculares.

Este fascículo traz também a terceira edição revisada das diretrizes da SBCCV para o tratamento cirúrgico das doenças da aorta, com as evidências científicas atualizadas, que permitem integrar a terapêutica endovascular com na prática clinica.

Na plataforma de gestão da atual diretoria da SBCCV foram contemplados vários aspectos para permitir a inserção do cirurgião cardíaco como especialista endovascular. Através de seu departamento especializado, o Departamento de Cirurgia Endovascular (DECEN), a SBCCV vem realizando e apoiando ações para rapidamente permitir a inclusão e atuação dos cirurgiões cardiovasculares nesta área.

A instituição dos Centros de Treinamento de Alta Tecnologia, aproveitando os serviços de excelência existentes no país vai permitir a complementação da formação dos cirurgiões cardiovasculares em Cirurgia Endovascular. Seis centros dispostos pelo país estão, no momento, selecionados para servirem no treinamento.

Os Cursos de Educação Médica Continuada na área Endovascular, de curta, média e longa duração estão com os programas prontos. Profissionais especializados ministrarão esses cursos em locais selecionados através do país, com treinamento em simuladores. Fazem parte, ainda, o intercâmbio com a Cirurgia Vascular nas áreas de excelência e a associação com a Cardiologia Intervencionista para treinamento na área endovascular. O acréscimo de formação básica terá ênfase na área de imagem, com o treinamento em ecocardiografia (trans-torácica e trans-esofágica), tomografia computadorizada e ressonância magnética nuclear do coração e grandes vasos.

O ensino da Cirurgia Endovascular também está contemplado dentro do Programa de Treinamento de Residentes em Cirurgia Cardiovascular, com a possibilidade adicional de no último ano de treinamento ser realizado a formação opcional em Cirurgia Endovascular.

Portanto, todo esse esforço mantém a renovação da especialidade, com a introdução de novas tecnologias, que estão sendo absorvidas e colocadas em prática por profissionais capacitados a realizarem todas as etapas necessárias do tratamento das doenças da aorta. A SBCCV cumpre sua missão de poder proporcionar essa contribuição científica e profissional aos seus associados, com a certeza de que o retorno será a melhora da qualidade e o benefício aos pacientes.


CCBY All scientific articles published at www.bjcvs.org are licensed under a Creative Commons license

Indexes

All rights reserved 2017 / © 2024 Brazilian Society of Cardiovascular Surgery DEVELOPMENT BY