RBCCV FacebookTwitterBlogBrazilian Journal of Cardiovascular Surgery Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular

ISSN (On-line): 1678-9741 Impact Factor: 0.809
Advanced Search

Volume 29 Number 2, April - June, 2014

EDITORIAL

DOI: http://dx.doi.org/10.5935/1678-9741.20140090

Brazilian Registry of Cardiovascular Surgery in Adults. From design to reality

Registro Brasileiro de Cirurgias Cardiovasculares em Adultos. Do projeto à realidade

Walter J. GomesI; Fábio B. JateneII; Josalmir José M. AmaralIII; José Leôncio A. FeitosaIV; Rui M. S. AlmeidaV; Marcelo M. CascudoIV

IPhD. Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil
IIPhD. Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil
IIIPhD. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil
IVPhD. Instituto Nacional de Cardiologia, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
VPhD. Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR, Brasil
VIPhD. Instituto do Coração, Natal, RN, Brasil

Correspondence To:
http://wjgomes.dcir.epm.br

Com o Brasil inserindo-se cada vez mais na comunidade internacional de Cirurgia Cardiovascular, para seu pleno reconhecimento, alguns passos necessitam ser percorridos para alcançar o padrão de qualidade dos países de Primeiro Mundo.

A introdução do Registro Brasileiro de Cirurgias Cardiovasculares, por enquanto em Adultos configura uma necessidade de longa data, fundamental para conhecer a realidade do país e desenvolver estratégias para implantar avanços em qualidade e excelência.

O Projeto é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV) e visa documentar a prática das Cirurgias Cardiovasculares em todo o território nacional, envolvendo todos os Centros brasileiros dedicados à Especialidade, incluindo, hospitais públicos (universitários e não universitários) e privados. Os procedimentos cirúrgicos incluídos no Registro contemplam as Cirurgias de: Revascularização Miocárdica Aorta (aberta e endovascular), Valvar (aberta e transcateter), Fibrilação Atrial, Transplante Cardíaco, Assistência Circulatória Mecânica (desde inserção de balão intra-aórtico até coração artificial) e Cardiopatias Congênitas em adultos (> 18 anos).

Será um banco de dados de parâmetros clínicos dos pacientes submetidos à Cirurgia Cardiovascular no Brasil, envolvendo a coleta de dados padronizada entre os hospitais que realizam estes procedimentos. O estudo fará o seguimento dos pacientes até a alta, estendendo-se aos períodos de 30 dias, 6 meses e 12 meses para avaliação de eventos cardiovasculares maiores.

O trabalho demandará esforço, dedicação e disposição dos Centros participantes e dos responsáveis pela coleta de dados, uma vez que o projeto será financiado unicamente pela SBCCV com evidentes restrições orçamentárias.

Para o Registro será, coletada a demografia completa dos pacientes submetidos à cirurgia cardiovascular nos hospitais participantes, seguindo-se dados do ato cirúrgico e resultados do pós-operatório, incluindo-se a mortalidade. Os dados serão coletados pelos monitores locais dos centros participantes e transmitida para um banco de dados seguro, localizado no Instituto de Ensino e Pesquisa do HCor em São Paulo.

Os dados armazenados serão sigilosos (apenas a própria Instituição terá acesso às suas informações) e analisados em conjunto para desenvolver as melhores práticas em cirurgia cardiovascular em hospitais brasileiros, e auxiliar na melhoria da qualidade da assistência ao paciente por meio do desenvolvimento de modelos estatísticos de análise de fatores de risco, buscando a excelência nos resultados.

Além disso, o Projeto tem por objetivo aferir incidências de eventos cardiovasculares e obter dados inéditos em qualidade de vida em curto, médio e longo prazo; identificando preditores de eventos que, permitam o desenvolvimento de escores de risco. A interpretação dos dados permitirá documentar a prática clínica vigente, e adesão a terapias baseadas em evidência (Diretrizes Médicas). Servirá ainda para planejar futuros programas de melhoria da prática médico-cirúrgica; comparando dados de diferentes países e hospitais, visando otimizar os resultados. Como subproduto a coleta das informações permitirá o planejamento de novos estudos e a otimização dos recursos disponíveis.

Em suma, o projeto: Registro Brasileiro de Cirurgias Cardiovasculares em Adultos, um recurso que já era imperativo, agora configura-se como uma realidade com a participação de toda comunidade cardiovascular nacional. Preenchendo, desta forma, definitivamente uma lacuna que ainda nos separa dos países do primeiro mundo.


The Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery is indexed in:

Support

CNPq CAPES





creative-commons-byAll scientific articles published at www.bjcvs.org are licensed under a Creative Commons license

Site map

All rights reserved 1997 / 2018 © Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery GN1