Article

lock Open Access lock Peer-Reviewed

0

Views

LETTERS TO THE EDITOR

Muito foi conquistado nos últimos anos, graças ao empenho das Diretorias da SBCCV e à união dos cirurgiões cardiovasculares

 

A Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (RBCCV) tem o prazer de apresentar aos colegas o Programa Oficial do 40º Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV), como suplemento do volume 28.1. Este ano, o evento, que congrega cirurgiões cardíacos brasileiros e profissionais das áreas afins, acontecerá nos dias 18 a 20 de abril, no Costão do Santinho, em Florianópolis, SC, local que recebeu o Congresso em 2007.

Mantendo a tradição dos últimos anos, teremos a presença de convidados internacionais que com seu conhecimento e expertise vão mostrar as inovações e perspectivas da cirurgia cardíaca internacional. São eles os Drs. Guillermo Moreno e Pablo Garcia Delucis, da Argentina; Drs. Filip Casselman e Paul Sergeant, da Bélgica; Dr. Holger Buchhholz, do Canadá; Dr. Javier Gentile, da Colômbia; Dr. Borut Gersak, da Eslovênia; Dr. Joseph Bavaria, dos EUA; Dr. Leo Ihlberg, da Finlândia; Drs. David Taggart, Gianni Angelini e Vinayak Bapat, da Inglaterra; Dr. Giuseppe Bruschi, da Itália; Dr. Manuel de Jesus Antunes, de Portugal; Dr. Máximo Guida, da Venezuela.

Teremos, como sempre, várias atividades de grande interesse. Destaco o "Hands On", que a cada ano se aprimora mais e, por meio de treinamento prático, do implante de novas órteses e próteses, possibilita aos cirurgiões atualizar seus conhecimentos dentro do que há de mais novo no estado da arte da cirurgia cardíaca, sempre no intuito de proporcionar maiores benefícios aos pacientes. Ao mesmo tempo, vão acontecer, durante este período, os simpósios de Perfusão, Enfermagem e Fisioterapia, todos em sua terceira edição, além do II Congresso Acadêmico em Cirurgia Cardiovascular, bem como os Simpósios Satélites.

É importante ressaltar o Simpósio de Defesa Profissional, marcado para o primeiro dia de atividades, uma excelente oportunidade de debater temas relativos à nossa profissão e especialidade. Muito foi conquistado nos últimos anos, graças ao empenho das Diretorias da SBCCV e à união dos cirurgiões cardiovasculares, contudo, é necessário avançar ainda mais, para aprimorar nossas condições de trabalho em benefício dos pacientes, cuja confiança em cada um nós deve ser o estímulo para manter-nos sempre no domínio do "estado da arte" em cada detalhe dos procedimentos.

Toda essa gama de atrações só foi possível graças ao empenho de todos os sócios e da atual Diretoria da SBCCV, presidida pelo Dr. Walter Gomes, com apoio dos demais membros. Também não há como deixar de citar o trabalho incessante da Comissão Organizadora, liderada pelo Dr. Lourival Bonatelli Filho, ladeado pelo Dr. Milton de Miranda Santoro, Dr. Renato Bastos Pope e Dr. Ricardo José Choma, a fim de que os participantes possam usufruir das atrações e atividades da melhor maneira possível.

No dia 18 de abril, das 11h às 12h, ocorrerá a já tradicional reunião do Corpo Editorial da RBCCV com os Editores Associados e membros do Conselho Deliberativo também aberta a todos os sócios que desejem participar. Teremos a oportunidade de debater as perspectivas da Revista, que foi indexada na base de dados EBSCO e está finalizando o processo para a entrada no PUBMED Central, o que exigirá que as imagens sejam de altíssima qualidade. A presença nas novas mídias e a divulgação por meio das redes sociais, bem como meios de aumentar o Fator de Impacto, atualmente de 1,239, também serão temas de discussão.

Conclamo a todos os participantes que aproveitem esses dias de intensa troca de conhecimentos e de confraternização entre a SBCCV, seus Departamentos, Profissionais de Áreas Afins, Residentes e Estudantes. Para mais informações sobre o 40º Congresso da SBCCV, os associados e aqueles já inscritos podem acessar o site /www.sbccv.org.br/40congresso/

Agradeço a confiança da Diretoria da SBCCV e da Comissão Organizadora. A RBCCV continua aberta para a publicação de Trabalhos Científicos, que podem estar escritos em português ou inglês, cartas, editoriais, além de comentários e debates sobre a Cirurgia Cardiovascular no Brasil e no Exterior.

Recebam meu abraço,

CCBY All scientific articles published at www.bjcvs.org are licensed under a Creative Commons license

Indexes

All rights reserved 2017 / © 2024 Brazilian Society of Cardiovascular Surgery DEVELOPMENT BY