Article

lock Open Access lock Peer-Reviewed

0

Views

CARTAS AO EDITOR

Carta do editor

Domingo Braile

A Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (RBCCV) tem o prazer de apresentar o Programa Oficial do 39º Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV), como suplemento do volume 27.1. Este ano, o evento que congrega cirurgiões cardíacos brasileiros, além dos participantes e convidados internacionais, será realizado de 12 a 14 de abril, em Maceió, AL. Também vão acontecer, durante este período, os simpósios de Perfusão, Enfermagem e Fisioterapia, todos em sua segunda edição, além do I Congresso Acadêmico em Cirurgia Cardiovascular, bem como os Simpósios Satélites.

Todas as informações relevantes, como a programação, resumos dos Temas Livres, e Pôsteres, Estatuto da SBCCV atualizado e relação dos Sócios, estão disponíveis neste volume.

Como sempre, o Congresso estará recheado de atividades, com a finalidade promover a capacitação e o aprimoramento dos participantes. Entre elas, destacam-se o Techno College, módulo educativo organizado conjuntamente pela SBCCV e a European Association for Cardio-Thoracic Surgery, com as mais recentes incorporações de avanços científicos na área cardiovascular, apresentados com recursos didáticos inovadores e discutido por renomados especialistas europeus e brasileiros. É o terceiro ano que o Techno-College será apresentado, prova do interesse que tem despertado.

Outra importante atividade será o "Hands On", que por meio de treinamento prático, do implante de novas órteses e próteses possibilita aos cirurgiões aprimorar seus conhecimentos dentro do que há de mais novo no estado da arte, sempre no intuito de proporcionar maiores benefícios aos pacientes.

Não posso deixar de destacar dois eventos: o Simpósio da Heparina, no dia 12, que proporcionará um debate intenso e extremamente necessário. Teremos a presença de convidados ilustres, entre eles a Professora Helena Nader, presidenta da SBPC, e o Professor Jorge Guimarães, presidente da CAPES. No dia 13, ocorre o Brics Symposium, abordando a situação atual e as perspectivas da cirurgia cardiovascular no Brasil, África do Sul, China, Índia e América Latina.

O nível cada ano mais elevado do Congresso e a consequente repercussão devem-se ao esforço de toda a Diretoria e membros da SBCCV, comandados pelo presidente, Dr. Walter Gomes, e pelo diretor científico, Dr. Fábio Biscegli Jatene. Também é mister destacar o trabalho incansável da Comissão Organizadora, presidida pelo Dr. José Wanderley Neto.

Mais uma vez, seremos agraciados com a presença de ilustres convidados estrangeiros e e residentes no Exterior, que com sua experiência agregarão novos conhecimentos, fundamentais no aprimoramento profissional.

Da mesma forma que em anos anteriores, espero que os participantes possam ter dias de intensa troca de conhecimentos e, como sempre, de confraternização entre a SBCCV, seus Departamentos, Profissionais de Áreas Afins, Residentes e Estudantes. Para mais informações sobre o 39º Congresso da SBCCV, os associados e aqueles já inscritos podem acessar o site www.sbccv.org.br/39Congresso

Lembro que no sábado, dia 13 de abril, às 10h30, haverá uma reunião do Corpo Editorial da RBCCV com os Editores Associados e membros do Conselho Deliberativo. Nela serão abordadas as novidades da revista, como a disponibilização nas novas mídias (tablet, i-pad, entre outros, e maneiras de aumentar o Fator de Impacto). Convido todos os interessados para comparecer com críticas e sugestões, sempre bem-vindas.

Agradeço a confiança da Diretoria da SBCCV e da Comissão Organizadora. A RBCCV continua aberta para a publicação de Trabalhos Científicos, cartas, editoriais, além de comentários e debates sobre a Cirurgia Cardiovascular no Brasil e no Exterior.

Recebam meu abraço,

CCBY All scientific articles published at www.bjcvs.org are licensed under a Creative Commons license

Indexes

All rights reserved 2017 / © 2024 Brazilian Society of Cardiovascular Surgery DEVELOPMENT BY