Article

lock Open Access lock Peer-Reviewed

0

Views

MENSAGEM DA SBCCV

Mensagem da SBCCV

Gilberto V Barbosa; Walter J Gomes

Prezados amigos,

A cirurgia cardíaca nacional vive novamente um grande momento de ascensão e reconstrução da credibilidade científica e profissional.

E o 37º Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular reflete esse dinamismo e otimismo. A incorporação de novas tecnologias, a ampliação da atuação do cirurgião cardiovascular, técnicas cirúrgicas inovadoras, dispositivos implantáveis estão contemplados nos tópicos do nosso evento.

Enquanto a cirurgia cardíaca nos países de primeiro mundo estagnou em números, a cirurgia cardíaca brasileira segue sua marcha de gradual expansão, tornando-se hoje um dos mercados mundiais mais atrativos para a indústria da área cardiovascular.

Em consonância com essa face renovada, estamos construindo um novo formato do nosso Congresso, que se pretende aperfeiçoar ano a ano com a experiência adquirida.

Com a recente parceria com a European Association for Cardio-Thoracic Surgery (EACTS), iniciamos o módulo Techno-College, com a proposta de apresentar de maneira didática, objetiva e interativa as inovações tecnológicas em todas as áreas relacionadas com a investigação cardiovascular, em especial os novos métodos cirúrgicos ou dispositivos, o ensino de novas técnicas e inovações com o potencial de mudar nossa prática clínica. O programa inicial do Techno-College incluirá meio dia de apresentações de palestrantes convidados europeus e brasileiros e com a transferência do modelo permitirá a expansão do formato para sessões de cirurgia ao vivo diretamente de centros europeus e brasileiros.

Outro módulo que tem suscitado muito interesse é o Hands-on, que possibilitará treinamento prático, aprimorar o conhecimento através da realização da cirurgia experimental ou do procedimento endovascular no laboratório e ao mesmo tempo interagir com o expert no assunto.

Vinte e quatro Temas Livres e 44 Pôsteres selecionados por notas atribuídas a critérios técnicos por uma Comissão (formada por todos os membros do Conselho Deliberativo, presidentes de Departamentos e Regionais, o Diretor Científico e o Editor da RBCCV) representam a nata da produção cientifica nacional. A Programação dos Departamentos Especializados visa abordar as recentes tecnologias e temas de interesse em cada área.

Confirmando a importância que assume o Congresso da SBCCV, o número de cirurgiões estrangeiros participantes é o mais expressivo dos últimos anos.

Com essas inovações, o Congresso de Belém, com a participação de toda a comunidade de cirurgiões cardiovasculares, já se apresenta como um sucesso, além de ser uma oportunidade de nos confraternizarmos, desfrutarmos bons momentos e trocarmos um afetuoso abraço.

Um grande abraço, bom congresso a todos,



Dr Gilberto V. Barbosa
Presidente - SBCCV


Walter J. Gomes
Diretor Científico - SBCCV
CCBY All scientific articles published at www.bjcvs.org are licensed under a Creative Commons license

Indexes

All rights reserved 2017 / © 2024 Brazilian Society of Cardiovascular Surgery DEVELOPMENT BY