Article

lock Open Access lock Peer-Reviewed

0

Views

EDITORIAL

Carta do Editor

A equipe da Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (RBCCV) tem o prazer de apresentar o Programa Oficial do 37º Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV), como suplemento do volume 25.1. O evento, este ano, será realizado de 25 a 27 de março no Hangar, em Belém, PA. Aqui são encontradas todas as informações importantes, como programação, resumos dos Temas Livres, e Pôsteres, Estatuto da SBCCV atualizado e relação dos membros associados.

Sempre Lembrando que os resumos publicados no Suplemento tem valor científico, como publicação em Anais de Congressos. Mais uma conquista da SBCCV e da RBCCV.

Este Congresso apresenta algumas novidades em relação aos anos anteriores. Graças a uma parceria da SBCCV com a European Association for Cardio-Thoracic Surgery (EACTS), teremos o módulo Techno-College, cuja ideia é apresentar de maneira didática, objetiva e interativa as inovações tecnológicas nas áreas relacionadas à investigação cardiovascular, em especial os novos métodos cirúrgicos ou dispositivos, o ensino de novas técnicas. Outra atividade que deve despertar muito interesse dos participantes é o "Hands On", que possibilitará, por meio de treinamento prático, aprimorar o conhecimento com a realização da cirurgia experimental ou do procedimento endovascular no laboratório e, simultaneamente, interagir com um "expertise".

Estes dois exemplos mostram como a Diretoria da SBCCV, especialmente o presidente, Dr. Gilberto Barbosa, e o Diretor Científico, Dr. Walter Gomes, além da Comissão Organizadora, presidida pelo Dr. Haroldo Koury Maués, se empenharam para que o evento seja o mais completo possível.

Como sempre, haverá uma grande afluência de ilustres convidados estrangeiros, que irão compartilhar suas experiências e também, com toda a certeza, aprender, pois a cirurgia cardíaca brasileira se firma cada vez mais como um verdadeiro "paradigma" em nível internacional.

Estarão conosco o Dr. Manuel Antunes, Diretor do Centro de Cirurgia Cardiotorácica dos Hospitais da Universidade de Coimbra e Editor Associado da RBCCV e do Portal da CTSNet; Dr. Paul Sergeant, Professor de Cirurgia Cardíaca do Hospital da Universidade de Gasthuisberg, em Leuven, na Bélgica; Dr. Mirko Doss, Professor da J.W. Goethe University, em Frankfurt, Alemanha.

Também estarão presentes o Dr. William Northrupp, da CryoLife (EUA); Dr. Christof Schmid, do Departamento de Cirurgia Cardio Torácica do Hospital da Universidade de Regensburg, na Alemanha; Dr. Ulf Kjellman, do Hospital da Universidade de Sahlgrenska, na Suécia; Dr. Ernst G. Vester, do Evangelisches Krankenhaus, de Dusseldorf, Alemanha; Dr. Per Blomström, do Hospital Universitário de Uppsala, na Suécia; Dr. Rafael Astudillo, do Hospital da Universidade de Trondheim, na Noruega.

Espero que todos aqui presentes possam ter dias de intensa troca de conhecimentos e, como sempre, de confraternização entre a SBCCV, seus Departamentos, Profissionais de Áreas Afins, Residentes e Estudantes. Para mais informações sobre o 37º Congresso da SBCCV, os associados podem acessar o site www.sbccv.org.br/37Congresso/mensagens.asp

Agradeço a renovada confiança da Diretoria da SBCCV e da Comissão Organizadora e lembro que a RBCCV continua aberta para a publicação de Trabalhos Científicos, cartas, além de comentários e debates sobre a Cirurgia Cardiovascular no Brasil e no Exterior.

Recebam meu abraço,


Editor RBCCV/BJVCS
CCBY All scientific articles published at www.bjcvs.org are licensed under a Creative Commons license

Indexes

All rights reserved 2017 / © 2024 Brazilian Society of Cardiovascular Surgery DEVELOPMENT BY