Article

lock Open Access lock Peer-Reviewed

0

Views

EDITORIAL

RBCCV 100% digital

DOI: 10.1590/S0102-76382010000300001

Desde que assumi o cargo de Editor da Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular/Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (RBCCV/BJCVS), uma das minhas metas era colocar todo o conteúdo desde o primeiro número em formato eletrônico, visto que apenas as edições a partir de 1997 estão disponibilizadas na Scielo (www.scielo.br/rbccv) e no nosso site (www.rbccv.org.br).

Em 2008, tivemos uma oferta do Google Scholar para digitalizar os volumes iniciais da nossa coleção[1]. Não obtivemos as garantias suficientes de que os exemplares enviados à Europa seriam devolvidos intactos, principalmente pelo fato de que só havia um exemplar de alguns números na sede da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV). Decidimos não arriscar!

Agora, uma nova oportunidade surgiu, desta vez proposta pela GN1, empresa que gerencia os sites da RBCCV e da SBCCV, e com o total apoio da Diretoria fechamos o acordo de forma que as revistas já estão na fase inicial de digitalização. A previsão é de que todo o processo esteja finalizado no final do ano. A Tabela 1 mostra que será um trabalho de fôlego, mas a GN1 tem competência comprovada e tenho a certeza de que o resultado será excelente!




A disponibilização dos números mais antigos representará uma importante fonte de pesquisa e consulta e também um resgate da nossa memória. É importante frisar que todo o conteúdo de dez anos de publicações estará disponível para quem estiver fazendo buscas na Pubmed. Como já ocorre com a RBCCV, este novo conteúdo também poderá ser consultado gratuitamente! Assim que os trabalhos estiverem concluídos, os sócios serão avisados.

A digitalização é a primeira de uma série de novidades que estamos preparando para o Jubileu de Prata da RBCCV, que acontece em 2011. A data é muito representativa para todos os cirurgiões cardíacos brasileiros e não deverá passar em branco. Estamos planejando ações para comemorar essa efeméride e, em breve, traremos mais novidades.

Também estamos aguardando, para o próximo ano, a divulgação do nosso Fator de Impacto, contabilizando os anos de 2009 e 2010. A nossa expectativa é de que o índice fique entre 0,3 e 0,7, número que consideramos satisfatório, especialmente por sermos um periódico segmentado e que está indexado em bases de dados internacionais há pouco tempo.

Enquanto isso, a inserção internacional da RBCCV continua crescendo a cada dia. Atualmente temos 341 artigos indexados no PubMed e 307 e no ISI! Resultado dessa presença, a cada dia maior, são os convites para os Drs. Michel Sá e Ulisses Croti para participarem de congressos na China em função de artigos publicados na nossa revista (veja na página 427).

Como costumo afirmar, precisamos ter critérios cada vez mais apurados, na seleção dos artigos, para garantir a qualidade da RBCCV Reitero meu pedido para todos que nos enviam Artigos Originais, Relatos de Caso, Trabalhos Experimentais, Comunicações Breves e Correlações Clínico-Cirúrgicas, que o façam pelo sistema de submissão eletrônica, sendo indispensável que ao mesmo tempo , anexem cópia do Parecer do Comitê de Ética. Esse procedimento passará a ser obrigatório, de tal forma que a submissão só poderá ser concluída caso a cópia esteja anexada.

Este cuidado é necessário, pois os órgãos internacionais estão aumentando a fiscalização desses estudos, a fim de que os procedimentos éticos sejam cumpridos, garantindo, dessa forma, maior transparência.

Outra questão importante é em relação aos Ensaios Clínicos (Trials). TODOS devem ser registrados no órgão internacional adequado, previamente ao início do trabalho. Este tema é abordado no Editorial do Dr. Michel de Sá (página III), que comenta sobre os cuidados relacionados à ética em pesquisas e publicações científicas. O registro pode ser feito em vários sites. O mais conhecido é o http://clinicaltrials.gov/ (do (US National Institutes of Health), que, em meados de agosto, possuía 94.137 trials de 173 países. Lá também podem ser encontradas informações detalhadas sobre o assunto (em inglês).

Outras opções para registrar Ensaios Clínicos são: www.actr.org.au (Australian Clinical Trials Registry); http://isrctn.org (International Standard Randomised Controlled Trial Number Register (ISRCTN); www.umin.ac.jp/ctr/ (UMIN Clinical Trials Registry - UMIN-CTR); e www.trialregister.nl/trialreg/index.asp ((Nederlands Trial Register).Volto a solicitar aos autores e revisores que procurem agilizar ao máximo a devolução dos trabalhos e avaliações. Quando mais prolongado for o trâmite, mais demorada a publicação, trazendo prejuízos e aborrecimentos para todos os envolvidos.

Nesta edição, há mais cinco artigos disponíveis para testes pelo sistema de Educação Médica Continuada (EMC): "Implante transapical de valva aórtica: resultados de uma nova prótese brasileira", pág. 293; "Terapia gênica com VEGF para angiogênese na angina refratária: ensaio clínico fase I/II", pág.311; "Avaliação e seguimento em médio prazo em candidatos a transplante cardíaco submetidos a exercício de baixa intensidade", pág.333; "Lactato sérico como marcador de morbimortalidade no pós-operatório de operação de Jatene em lactentes", pág.350. Lembro que se trata de um excelente instrumento de ensino para residentes e alunos, permitindo aumentar o habito da leitura dos artigos da RBCCV, assim como ensinar-lhes a interpretação dos dados publicados. Além disso, cada teste completado vale um ponto na revalidação do Titulo de Especialista. Para os candidatos a este título, a realização completa de todos os testes do fascículo do ano em que realizarão a prova valerá 0,5 pontos lineares na nota obtida.

Não poderia finalizar este Editorial sem prestar uma homenagem ao Prof. Dr. Danton Richlin da Rocha Loures, falecido no último dia 20 de junho. Profissional exemplar e mestre de uma geração de cirurgiões cardiovasculares, sua ausência será muito sentida. O Dr. Rui Almeida conta um pouco da trajetória do Dr. Danton na página 424.



Tenham uma boa leitura e recebam meu fraterno abraço,


Editor
RBCCV
CCBY All scientific articles published at www.bjcvs.org are licensed under a Creative Commons license

Indexes

All rights reserved 2017 / © 2024 Brazilian Society of Cardiovascular Surgery DEVELOPMENT BY