Article

lock Open Access lock Peer-Reviewed

30

Views

CORRELAÇÃO CLÍNICO-CIRÚRGICA

Correção total de tetralogia de Fallot em criança com agenesia da artéria pulmonar esquerda

Fabiana Nakamura AvonaI; Ana Carolina Leiroz Ferreira Botelho Maisano KOZAKI; Ulisses Alexandre CrotiI; Domingo M BraileI

DOI: 10.1590/S0102-76382009000400027

DADOS CLÍNICOS

Criança de 2 anos de idade, sexo masculino, nascida de parto cesárea, a termo. Natural de Piracicaba-SP, aos 3 meses de vida foi auscultado sopro cardíaco. Realizado ecocardiograma, sendo diagnosticada tetralogia de Fallot com agenesia da artéria pulmonar esquerda (APE) e indicado uso de propranolol 5mg ao dia. O diagnóstico foi confirmado por cateterismo cardíaco feito aos 8 meses de vida. Evoluiu com baixo ganho ponderal e, ao completar 1 ano de idade, passou a apresentar crises de cianose frequentes, porém nenhuma delas necessitando de internação. Manteve acompanhamento clínico até os 2 anos, quando se optou por correção cirúrgica. Antes da realização da operação, foi submetida à tomografia computadorizada de múltiplos detectores (TCMD).

Ao exame físico, apresentava-se em bom estado geral, corado, hidratado, cianótico +++/+4 e eupneico. Precórdio normodinâmico, sem abaulamentos, com ritmo regular em dois tempos, hiperfonese de segunda bulha, sopro sistólico ejetivo ++/6+ em borda esternal esquerda alta e sopro sistólico regurgitativo +++/6+ em bordo esternal esquerdo médio. Abdome plano com fígado palpável a 1 cm do rebordo costal direito, baço não palpável. Pulsos periféricos presentes e simétricos.


ELETROCARDIOGRAMA

Ritmo sinusal, freqüência 120 bat/min, SÂP +60º, SÂQRS+120º, intervalo PR 0,12s. Sobrecarga de ventrículo direito evidenciada por complexos qR em V1.


RADIOGRAMA

Situs solitus visceral em levocardia, área cardíaca de difícil delimitação pelo desvio das estruturas mediastinais para o hemitórax esquerdo. Arcabouço costal de aspecto preservado. Presença de lesão interstício-alveolar basal direita e no lobo superior esquerdo. Cúpulas diafragmáticas livres (Figura 1).


Fig. 1 - Radiografia de tórax com área cardíaca de difícil delimitação devido o desvio das estruturas mediastinais para o hemitórax esquerdo. Nota-se o comprometimento do pulmão esquerdo



ECOCARDIOGRAMA E ESTUDO HEMODINÂMICO

Situs solitus em levocardia. Conexões venoatrial e atrioventricular normal. Conexão ventriculoarterial normal. Ao Doppler, fluxo turbulento e acelerado na via de saída do ventrículo direito e artéria pulmonar, compatível com estenose infundíbulo-valvar, gradiente de pico de 97 mmHg. Detectado fluxo contínuo da aorta descendente para o pulmão esquerdo. Diâmetro do anel valvar pulmonar de 8,7 mm, do tronco da artéria pulmonar de 5,9 mm, artéria pulmonar direita de 7,1 mm e APE não visibilizada. Assim, o ecocardiograma revelou tetralogia de Fallot de anatomia desfavorável, hipoplasia grave ou agenesia da APE, múltiplas colaterais sistêmico-pulmonares pequenas e arco aórtico à direita.

O estudo hemodinâmico, durante a ventriculografia direita, identificou a estenose infundibular de grau importante, com valva pulmonar espessa e estenótica e o tronco pulmonar continuando diretamente com o ramo direito. Não foi visibilizado o ramo esquerdo da artéria pulmonar. Durante injeção realizada na aorta descendente, não se constatou a presença de circulação sistêmicopulmonar desenvolvida, e a injeção na artéria subclávia esquerda mostrou que o canal arterial estava ocluído em sua origem.


TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE MÚLTIPLOS DETECTORES

A TCMD de tórax mostrou que a aorta ascendente, transversa e descendente estava à direita. A ausência da APE foi confirmada por completa agenesia. O tronco pulmonar e seu ramo direito apresentam calibre normal. Redução do volume do pulmão esquerdo, com desvio das estruturas mediastinais para este lado, com aspecto de pulmão hipoplásico. Havia apenas uma veia pulmonar esquerda de pequeno tamanho que drenava este pulmão. O pulmão direito apresentava aumento de volume e drenagem venosa pulmonar normal (Figuras 2A e 2B).


Fig. 2 - A: Tomografia computadorizada de múltiplos detectores em vista anterior demonstrando com clareza a agenesia da artéria pulmonar esquerda. B: Vista posterior com a aorta descendente à direita. AE: átrio esquerdo, VE: ventrículo esquerdo, VD: ventrículo direito, APD: artéria pulmonar direita, Ao: aorta



DIAGNÓSTICO

O diagnóstico de tetralogia de Fallot com agenesia da APE foi detectado pelo primeiro ecocardiograma. Trata-se de uma cardiopatia congênita rara, que implica em um desafio no pós-operatório, que se beneficia de outros exames complementares para detalhar anatomia e elucidar diagnóstico [1]. O estudo hemodinâmico confirmou a suspeita do ecocardiograma demonstrando a continuação da artéria pulmonar somente com o ramo direito, além de afastar a possibilidade da presença de colaterais sistêmicopulmonares, as quais poderiam influenciar na conduta cirúrgica. A TCMD selou o diagnóstico final de agenesia do ramo esquerdo da artéria pulmonar, o que está de acordo com a literatura, que indica a agenesia da APE mais comum que da direita [2]. O acompanhamento clínico pôde ser realizado até 2 anos, pois o paciente mantinha-se estável, com adequado ganho pôndero-estatural e sem crises de cianose.


OPERAÇÃO

Esternotomia, observado o pulmão direito expandindose para o mediastino anteriormente ao saco pericárdico, compatível com a imagem da radiografia de tórax (Figura 3). Parada momentânea da ventilação mecânica e abertura do saco pericárdico.


Fig. 3 - Mediastino anterior ocupado pelo pulmão direito imediatamente após a esternotomia



Notada a agenesia completa da APE, pois a artéria pulmonar principal continuava-se somente à direita (Figura 4).


Fig. 4 - Aspecto geral do coração e vasos da base após abertura do saco pericárdico. Fica clara a ausência da artéria pulmonar esquerda. VCS: veia cava superior, AD: átrio direito, VD: ventrículo direito, TP: tronco pulmonar, APE: artéria pulmonar esquerda



A correção cirúrgica ocorreu como habitualmente para tetralogia de Fallot, com heparinização de 4 mg/kg, introdução de cânulas em aorta e veias cavas, auxílio da circulação extracorpórea (CEC) com hipotermia moderada a 28ºC. Pinçamento da aorta, cardioplegia sanguínea, anterógrada, hipotérmica a 4ºC e intermitente a cada 20 minutos.

Abertura do átrio direito e tronco pulmonar, ressecção infundibular atrial e pelo tronco pulmonar através da valva pulmonar. Esta era trivalvulada, de aspecto normal quanto à mobilidade e espessura, porém foi necessária comissurotomia devido à fusão comissural entre duas válvulas.

A comunicação interventricular foi fechada via atrial com pontos de polipropileno separados em "U" ancorados em almofadas de pericárdio bovino. Os pontos foram passados ao redor do defeito e com uma placa de pericárdio bovino de diâmetro adequado a comunicação foi corrigida.

O tronco pulmonar foi suturado e uma pequena comunicação interatrial residual deixada propositalmente caso o paciente apresente hipertensão arterial pulmonar na vida futura.

A operação foi finalizada de forma habitual, com hemostasia, inserção de drenos, fios de marcapasso provisório e fechamento do tórax por planos. O tempo de auxílio de CEC foi de 93 minutos e de isquemia miocárdica de 75 minutos.

No pós-operatório, evoluiu sem intercorrências, recebendo alta hospitalar no sexto dia em uso de furosemida.

Três meses depois, o paciente encontra-se em excelente condição clínica, sem medicamentos, com ecocardiograma demonstrando defeito corrigido com resultado satisfatório e comunicação interatrial mínima com fluxo da esquerda para a direita.


REFERÊNCIAS

1. Bockeria LA, Podzolkov VP, Makhachev OA, Zelenikin MA, Alekian BG, Ilyin VN, et al. Surgical correction of tetralogy of Fallot with unilateral absence of pulmonary artery. Ann Thorac Surg. 2007; 83(2): 613-8. [MedLine]

2. Halit V, Olguntürk R, Erer D, Kula S. Tetralogy of Fallot and absence of left pulmonary artery. Thorac Cardiovasc Surg. 2008; 56(7): 430-2. [MedLine]

Article receive on quinta-feira, 6 de agosto de 2009

CCBY All scientific articles published at www.bjcvs.org are licensed under a Creative Commons license

Indexes

All rights reserved 2017 / © 2024 Brazilian Society of Cardiovascular Surgery DEVELOPMENT BY