Article

lock Open Access lock Peer-Reviewed

0

Views

EDITORIAL

A RBCCV está no PubMed/Medline!

Domingo M Braile0

DOI: 10.1590/S0102-76382007000400001

O dia 31 de outubro de 2007 vai ficar marcado na história da Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular/Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (RBCCV/BJCVS) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV). Após tantos anos de lutas iniciadas pelo Prof. Dr. Adib Jatene e continuadas pelo Prof. Dr. Fábio Jatene, nessa data recebemos a carta comunicando que finalmente tínhamos sido aceitos no PubMed/Medline. Concretizou-se, deste modo, a previsão feita no Editorial do volume 22.3.

A RBCCV/BJCVS tornou-se, assim, uma das poucas revistas da especialidade naquela importante base de dados. Agradeço a todos que nos ajudaram e a DEUS por ter-nos permitido alcançar o destaque merecido para a cirurgia cardiovascular brasileira e de todo o Hemisfério Sul. Os colegas devem sentir-se todos prestigiados por esta láurea, que reconhece a qualidade do cirurgião brasileiro!!!

O Medline é a mais importante base de dados on-line da literatura internacional da área médica, destinado a revistas científicas da área biomédica, patrocinado pela National Library of Medicine (NLM), dos Estados Unidos da América. A partir de agora, a inserção internacional da revista aumentará muito e, conseqüentemente, receberemos mais manuscritos qualificados do Exterior.

Este reconhecimento vem coroar todos os esforços e investimentos empreendidos pela diretoria da SBCCV, nos últimos anos, na área científica, assim como avaliza a qualidade do trabalho e o alto valor da produção científica do cirurgião cardiovascular brasileiro, que tornaram possível esta imensa conquista.

Mesmo diante das respostas negativas anteriores, jamais desanimei e, em maio deste ano, estive em Washington com o Administrador do Medline, Dr. Sheldon Kotzin, que forneceu informações importantes para o sucesso na submissão da revista. O Dr. Kotzin, aliás, fez questão de cumprimentar a RBCCV/BJCVS, destacando o nosso esforço. O e-mail dele está publicado na sessão de Cartas ao Editor, a partir da página 517, juntamente com os cumprimentos recebidos de vários colegas.

Também não posso esquecer-me de destacar o trabalho do Corpo Editorial da revista, que se dedicou com entusiasmo para desenvolver as mudanças, refinamento e formatação da revista, em conformidade com os elevados padrões requeridos pela Medline para a obtenção da indexação. Da mesma forma, foi fundamental o apoio da Bireme e da Scielo, para o preenchimento correto do formulário de acordo com os padrões do Medline.

A partir de agora, os resumos em inglês dos artigos da RBCCV/BJCVS já estão disponíveis no PubMed/Medline, começando com o primeiro fascículo de 2007.

A indexação é tão importante que foi destaque no Boletim de Novembro do CTSNet, site que congrega algumas das principais revistas da área da cirurgia cardiovascular e torácica do mundo. Estou pleiteando junto aos gestores do CTSNet que a RBCCV/BJCVS migre da página "Other Cardiovascular Journals" para a "Journals", na qual se encontram os principais periódicos. É um processo demorado e trabalhoso, mas já comprovamos que é possível superar barreiras aparentemente intransponíveis.

E é bom frisar que a indexação não é o ponto final de nossa jornada, mas sim o início de uma nova fase, com os cuidados sendo redobrados para nos mantermos no nível editorial exigido, tanto na parte científica, com a já costumeira exigência dos revisores na avaliação dos manuscritos, bem como na apresentação gráfica, pois a revista continuará sendo avaliada periodicamente.

Mais uma vez, quero agradecer ao apoio de todos!

Nosso próximo passo é conseguirmos a indexação na Base de Dados da ISI, dando assim o caráter definitivo à RBCCV/BJCVS de publicação de referência no contexto internacional.

Outra boa notícia que gostaria de compartilhar é a de que após muitas gestões o "String" (contagem de acessos) do nosso site (www.rbccv.org.br) está sendo armazenado na Scielo. Assim, toda vez que alguém acessar o nosso site, haverá um registro na Scielo.

De janeiro a outubro de 2007, a Scielo contabilizou mais de 350 mil acessos à RBCCV, média de mais de 1.100 por dia. Para efeito de comparação, o total, nos primeiros 12 meses de contagem (fevereiro de 1998 a janeiro de 1999), foi de 168 artigos acessados. Os números são idênticos no site da revista. Com a indexação no Medline, a tendência é estes índices crescerem sensivelmente.

Ainda dentro das boas notícias dos últimos meses, não posso deixar de cumprimentar o editor associado da RBCCV/BJCVS Prof. Dr. Luiz Felipe Moreira, que foi escolhido pela Comissão de Seleção da Sociedade Brasileira de Cardiologia como Editor Chefe dos Arquivos Brasileiros de Cardiologia para o quadriênio 2010-2013. A seleção do nome do Dr. Luiz Felipe faz jus a sua brilhante carreira acadêmica, premiando sua relevante contribuição à cirurgia cardíaca e cardiologia brasileira e mundial.

Em outubro, finalmente a verba de R$ 9.500,00 da Capes, solicitada em 2006, foi disponibilizada. Também enviamos o pedido de auxílio referente a 2007 ao CNPq, esperando que, mais uma vez, sejamos aquinhoados com os recursos, fundamentais para a manutenção da revista.

Como já se tornou padrão na RBCCV/BJCVS desde 2005, estamos publicando, na página 522, a relação dos revisores que colaboraram conosco durante este ano. É uma forma de agradecer e homenagear aqueles que fazem um trabalho cuidadoso e anônimo, mas sem o qual nossa revista não teria atingido o patamar atual, tampouco teria sido indexada pelo Medline.

O ano de 2007 está chegando ao fim. Aproveito para cumprimentar ao corpo editorial da revista, diretoria e funcionários da SBCCV pelo seu apoio e aos anunciantes, pela confiança. Desejo a todos um Feliz Natal e que 2008 seja repleto de realizações.

Recebam o meu abraço,



*Editor
RBCCV/BJCVS
CCBY All scientific articles published at www.bjcvs.org are licensed under a Creative Commons license

Indexes

All rights reserved 2017 / © 2024 Brazilian Society of Cardiovascular Surgery DEVELOPMENT BY