Article

lock Open Access lock Peer-Reviewed

0

Views

EDITORIAL

Encontro histórico

Domingo M. Braile0

DOI: 10.1590/S0102-76382007000200001

Não poderia iniciar este Editorial sem reproduzir a carta por mim escrita logo após o encontro que tive com o Scientific Review Administrator of the National Library of Medicine, (Medline), Dr. Sheldon Kotzin, no dia 4 de maio deste ano.

"Prezados amigos

Finalmente hoje o Dr. Kotzin Sheldon, recebeu-me, na NIH/NLM, as 11 horas em ponto, para discutirmos a inclusão da RBCCV/BJCVS no MEDLINE. Pela manhã o Dr. Tomas Salerno havia telefonado para ele recomendando-me, o que foi muito bom.. Logo que entrei na sala vi uma das nossas revistas sobre a mesa.

O Dr, Sheldon foi extremamente amável e muito receptivo. Imediatamente chamou o Dr. Steven J. Phillips, que foi Cirurgião Cardíaco Hoje trabalha na NLM e será possivelmente um dos avaliadores da RBCCV/BJCVS. Ele também foi super amável e disse que me conhecia de nome, assim como muitos outros cirurgiões brasileiros e também o Valmir Fontes. A reunião durou mais de uma hora e meia e a conversa fluiu com muita demonstração de amizade e interesse em ajudar-nos. Fez algumas sugestões para que os abstracts sejam escritos em Inglês muito correto e que os MESH fossem o mais completos possível. Pediu também que encaminhássemos três cartas de recomendação para inclusão da revista no Medline, escritas por eminentes cirurgiões de preferência não pertencentes ao nosso Corpo Editorial. Ao Salerno ele já havia solicitado uma carta. Agora temos que escolher mais uns três, o que será muito fácil. O Dr.Steven gosta muito do Manuel Antunes e sugeriu que o coloquemos no Conselho Editorial, pois fala inglês muito bem, além de ser um líder na Cirurgia Cardíaca Européia.

Entreguei o "Dossier" muito bem preparado pela Rosângela, mostrando ao Dr. Sheldon que a maior parte do que estava sendo sugerido encontrava-se no documento. Insistiu que o preenchimento do Formulário de Submissão Eletrônica seja super bem feito, colocando todos os avanços que tivemos nos últimos anos e a posição de vanguarda da RBCCV/BJCVS na América Latina. Sugeriu tambem que coloquemos os títulos acadêmicos dos Membros do Corpo Editorial na pagina correspondente. Disse ser importante informar quais os critérios de seleção dos revisores e como ela é realizada. Chegou mesmo a dizer para "caprichar" no preenchimento dos itens do Formulário Eletrônico e além disso mandarmos para ele, no seu e-mail pessoal, todas as informações que possam nos ajudar e que eventualmente não poderão ser inseridas no referido formulário . Afirmou que não vota, mas preside o comitê dos "peer-reviewers" que dão as notas às revistas, para serem admitidas. Ficou claro para mim que a opinião dele é fundamental. Pedi em seguida para ele se podia usar o seu computador para mostrar os nossos sites e a submissão "on-line". Ficamos uns 15 minutos "navegando" e ele gostou muito. Achei que já era hora de ir embora, pois passava do meio dia e quarenta.

Quando ia saindo encontrei-me novamente com o Dr. Steven, que falou-me baixinho: fique tranqüilo, sua revista vai ser aceita! Bem, agora temos que preencher o formulário com muito cuidado, ressaltando as nossas qualidades, e enviar mais quatro exemplares da RBCCV/BJCVS, embora eu tenha deixado cinco com ele, para os arquivos da MEDLINE. Saí de lá muito contente. Acredito que o próximo passo será fazer uma reunião com os colaboradores: Brandau, Rosângela, David e Heber, os Bibliotecários da Bireme: Maria Elisa e Regina, além dos colegas: Walter Gomes (Editor do Site), Fabio Jatene (Ex- Editor da Revista), Pablo Pomerantzeff (Diretor Científico), José Teles de Mendonça (Presidente) e todos que puderem colaborar nos honrando com a presença ou ajudando-nos por via eletrônica."

Este encontro histórico foi um grande passo dado para que finalmente a RBCCV/BJCVS consiga ser indexada no Medline. No dia 11 de junho, estive em São Paulo a convite do Dr. José Pedro da Silva, que recebia a visita de dois cirurgiões dos EUA: o Dr Emile A. Bacha, da Universidade de Harvard, e o Dr. Joseph A Dearani, da Mayo Clinic. Eles vieram ao Brasil para aprender a Técnica de Reconstrução da Valva Tricúspide, desenvolvida pelo Dr. José Pedro, em pacientes com Anomalia de Ebstein, técnica recentemente apresentada por ele no Congresso da AATS em Washington.

Foi uma oportunidade única de apresentar a RBCCV a estes dois influentes cirurgiões americanos e pedir-lhes cartas de recomendação para a inclusão da nossa revista na Medline. Conversamos cerca de meia hora, sobre detalhes da RBCCV o, que os impressionou positivamente. Prometeram escrever as solicitadas cartas, que certamente muito nos ajudarão na decisão do comitê avaliador da Medline. Ficam aqui meus agradecimentos e os elogios ao amigo José Pedro, pelo convite e por elevar bem alto o nome da Cirurgia Cardíaca Brasileira.

Quero, mais uma vez, agradecer a todos os colegas que têm nos ajudado nesta empreitada, que, com certeza, terá um final feliz. Na seção "Cartas ao Editor" (pág. 261) estão as correspondências dos Drs. Fábio Jatene, Tirone David e Adolfo Saadia, que muito se empenharam e nos deram apoio fundamental. Agora é trabalhar com dedicação no preenchimento do dossiê para que o mais breve possível nossa revista seja indexada no Medline.

O 34º Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, realizado em abril, em Florianópolis, SC, foi, mais uma vez, um sucesso. Aproveito para cumprimentar os autores dos trabalhos premiados: 1º lugar - "Bandagem ajustável do tronco pulmonar: comparação de dois métodos de hipertrofia aguda do ventrículo sub-pulmonar". Dr. Renato Samy Assad (SP); 2º lugar - "Cultura de células-tronco mesenquimais sobre válvulas porcinas preservadas em glutaraldeído ou pelo processo l-hydro: Estudo Comparativo in vitro". Dr. João Ricardo M. Santanna (RS); 3º lugar - empate: "Disfunção endotelial causada pela pressão de distensão em veias safenas humanas utilizadas para revascularização do miocárdio". Dr. Paulo Roberto Barbosa Évora, e "Determinação da Proporção entre os Segmentos do Anel da Valva Tricúspide Normal e Aplicação na Anuloplastia Valvar. Resultados iniciais". Dr. Fernando Antoniali (SP).

A "Personalidade do Ano" foi o querido Dr. José Carlos Silva de Andrade (SP), sempre um exemplo para todos nós e que tem bravamente lutado contra o mal que o acomete.

A ele e aos autores dos trabalhos premiados, nossos cumprimentos.

Durante o Congresso, fizemos uma reunião com o Corpo Editorial da RBCCV/BJCVS. Foi um encontro muito proveitoso e desejo que se torne parte da Programação Oficial do Congresso a partir do próximo ano. Discutimos questões como a indexação no Medline, o funcionamento do site e o fluxo dos artigos. Com apoio de todos os presentes, ficou decidido que a partir desta edição os manuscritos do Exterior que vierem escritos em inglês serão publicados neste idioma. Até agora, esses trabalhos eram traduzidos para o português.

Esta edição traz como destaque a versão revisada das Diretrizes da Aorta, na página 137, além de artigos que certamente agregarão novos conhecimentos aos colegas. Finalizando, quero novamente agradecer a todos que têm confiado na nossa revista e colaborado para que ela tenha um destaque cada vez maior.

Dou boas-vindas à Saint Jude, que volta a anunciar em nossas páginas. Finalizando, informo que a Capes liberou à RBCCV/BJCVS auxílio financeiro de mais R$ 9.500,00, o que em muito contribuirá para o pagamento de nossas despesas, além de representar o reconhecimento da qualidade da nossa revista pelo órgão regulador da Pós-Graduação no Brasil.



Recebam meu abraço,



Editor
RBCCV/BJCVS
CCBY All scientific articles published at www.bjcvs.org are licensed under a Creative Commons license

Indexes

All rights reserved 2017 / © 2024 Brazilian Society of Cardiovascular Surgery DEVELOPMENT BY