Article

lock Open Access lock Peer-Reviewed

0

Views

EDITORIAL

Palavras do Prof. Dr. Domingo M. Braile

Domingo M. Braile

DOI: 10.1590/S0102-76382005000200001

Após vermos frustrada a indexação da Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular/Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (RBCCV/BJCVS) no Medline, não deixamos o desânimo nos abater e fizemos diversos contatos com pessoas ligadas ao Scielo, Bireme e Capes, além de analisarmos revistas brasileiras recentemente aceitas na base de dados dos Estados Unidos a fim de corrigir nossas falhas e fazer nova tentativa para sermos avaliados.

Felizmente, o nosso esforço não foi em vão. Enviei um e-mail para o Dr. Sheldon Kotzin, Editor Executivo do Comitê que seleciona as revistas, solicitando um encontro. Ele respondeu que isto não seria possível, devido a seus muitos afazeres e viagens, mas elogiou a revista - bem como todas indexadas no Lilacs e Scielo -- e pediu que nos submetêssemos à nova avaliação pelo sistema on-line que o Medline disponibiliza. Abaixo, o e-mail do Dr. Sheldon.

Dr. Braile

I truly think that your journal can receive a fair review for inclusion in medline without a face to face meeting. Early june will be a busy time for me with several meetings and travel. I looked at your journal web site and I know that journals in Lilacs and Scielo are generally of excellent quality. I think you should submit an online application form that can be found at: http://wwwcf.nlm.nih.gov/lstrc/lstrcform/med/index.cfm. We will then schedule the journal for review. Plaese note that while I schedule journals for review, I do not participate in the discussion or vote. Thanks for your interest in Medline.

Sheldon

Mais uma vez, portanto, tentaremos a nossa inclusão e com as correções de rota em relação à última vez, estamos confiantes no sucesso. A RBCCV/BJCVS também foi incluída num grupo de 15 revistas selecionadas pelo Scielo para serem avaliadas pelo ISI, outra importante base de dados internacional. A carta do coordenador geral do Scielo, Prof Dr. Rogério Meneghini, ao ISI destacou a importância da nossa revista e é o Editorial da página IV.

Estamos insistindo para que os colegas continuem a enviar seus trabalhos, pois projetamos a meta de termos 20 Artigos Originais, dois Artigos de Revisão e dois Editoriais por fascículo. Sabemos ser este um objetivo difícil de alcançar, mas temos a certeza de que haverá empenho de todos nesse sentido.

Com a implementação pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Médica Brasileira (AMB) da revalidação do Título de Especialista, a publicação dos "papers" também vai contar pontos. A versão final deverá ser definida este mês, mas a proposta prevê: Artigos Originais em revistas indexadas - 20 pontos por artigo; b) Artigos de Revisão em revistas indexadas - 15 pontos por artigo; c) Artigos Originais em revistas não indexadas - 15 pontos por artigo; d) Artigos de Revisão em revistas não indexadas - 10 pontos por artigo; e) artigos de Relato de Caso - 5 pontos por artigo; f) capítulo em livro nacional ou internacional - 25 pontos por capítulo; g) edição completa de livro nacional ou internacional - 40 pontos por edição. A nossa revista, por ser indexada, será um espaço fundamental para os cirurgiões cardiovasculares confirmarem seu título.

Também pretendemos valorizar o diletante trabalho dos revisores, que dedicam-se nas suas poucas horas livres à tarefa de analisar os trabalhos e sugerir aprimoramentos que se refletem na qualidade final da RBCCV/BJCVS. Na nossa última edição do ano vamos publicar uma lista com o nome de todos os revisores. É quase nada diante da tarefa por eles executada, mas, ao menos, um reconhecimento público da sua importância.

A fim de agilizarmos o processo de revisão, estamos implantando um sistema de submissão eletrônica, como fazem as principais publicações científicas nacionais e internacionais, conforme anunciamos na edição passada. O programa vai agilizar o fluxo dos manuscritos e também a disponibilização on line da edição eletrônica. Em breve, os associados irão receber, por via eletrônica (e-mail) instruções para se cadastrar e sobre como utilizar o sistema. Os responsáveis pelo programa e a equipe da RBCCV/BJCVS estarão disponíveis para esclarecer as eventuais dúvidas.

Queremos aproveitar este espaço para cumprimentar a Diretoria da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV) e o Dr. Shariff Moysés pela excelente organização do 32º Congresso Brasileiro e 1º Encontro Latino-Americano de Cirurgia de Cardiovascular, realizados em Vitória, ES, de 28 a 30 de abril. Agradecemos, de coração, por termos sido agraciados com o Prêmio Prof. E. J. Zerbini de Personalidade do Ano 2004. Parabéns aos Doutores Luiz Carlos Bento de Souza, João Carlos Leal e José Wanderley Neto, cujos trabalhos ficaram, respectivamente, em primeiro, segundo e terceiro lugar no Congresso. Como de hábito, estaremos publicando, a partir da página 201, o resumo dos Temas Livres Orais, Fóruns Interativos e Trabalhos do I Encontro Latino Americano.

Durante o Congresso, tive a honra de participar das discussões visando à criação da Revista da Sociedade Latino-Americana de Cirurgia Cardiovascular. Os colegas aceitaram a minha sugestão para que, inicialmente, a revista seja disponibilizada apenas On-Line, podendo futuramente migrar para a forma impressa. Com relação ao idioma, após muitas discussões, houve consenso de que a Edição eletrônica vai contar com os artigos das diferentes revistas das Sociedades afiliadas em Inglês.

Sabemos que muito ainda há a ser debatido, mas sentimos que a centelha da Revista Latino-americana, sonho acalentado por muitos, foi acesa definitivamente e agora será questão de tempo para que os pontos de vista díspares se tornem consenso e a publicação transforme-se em realidade.

Parte dos trabalhos do Congresso já foi transformada em artigo e estará nas páginas deste e dos próximos volumes. Pedimos aos autores que ainda não fizeram a adaptação para as Normas da Revistas que os ajustem e nos enviem o mais rápido possível. Lembramos, novamente, que com a edição eletrônica (www.scielo.br/bjcvs) disponível em inglês e português, o número de leitores potenciais cresce substancialmente e poderá aumentar ainda mais com uma possível indexação ao Medline. Contamos com a generosa colaboração de todos.

Recebam meu caloroso abraço,

Domingo Braile

Editor RBCCV/BJCVS
CCBY All scientific articles published at www.bjcvs.org are licensed under a Creative Commons license

Indexes

All rights reserved 2017 / © 2024 Brazilian Society of Cardiovascular Surgery DEVELOPMENT BY